Ocupação Glauco

Ocupação Glauco – Itaú Cultural

facebooktwittergoogle_pluspinterestmail
1+

Até 21 de agosto o Itaú Cultural, na Avenida Paulista, estará com a Ocupação Glauco que conta um pouco mais da história do grande cartunista Glauco Villas Boas.

A homenagem ao cartunista traz diversas tiras, inclusive algumas ainda inacabadas, assim como um acervo fotográfico e de vídeo com depoimentos de muitos dos seus amigos e parceiros como Angeli e Laerte, com quem formou aliança do humor em quadrinhos no país, além de sua fé expressada através do “Céu de Maria”, a igreja do santo-daime criada por Glauco.

Ocupação Glauco Ocupação Glauco

Do bom humor aos traços rápidos, Glauco criou diversos personagens, dentre eles um de seus mais famosos, Geraldão, um marmanjo que vive com a mãe, mesmo aos 30 anos de idade, que possui diversos vícios, sendo um deles a desbravação sexual através de sua boneca inflável. O sucesso deste personagem fez surgir Geraldinho, personagem este que tinha suas tirinhas publicadas na Folhinha, suplemento da Folha de São Paulo.

Ocupação Glauco

Outras de suas tirinhas retratam a política nacional, de modo geral, com sátiras antigas mas que ainda fazem total sentido e são atuais com críticas à corrupção, a cara de pau dos governantes com suas as promessas e o famoso bordão “vai acabar tudo em pizza”.

Além destes, o Casau Neuras, Faquinha, Dona Marta, Zé do Apocalipse, Doy George entre outros fazem parte da exposição.

Ocupação Glauco

O público presente pode interagir com a exposição criando sua própria tirinha com os personagens de Glauco ou desenhando seus personagens favoritos.

Infelizmente o Brasil perdeu Glauco e seu filho Raoni assassinados em 2010, mas com certeza todo seu trabalho está eternizado através do acervo da família do cartunista.

Ocupação Glauco Ocupação Glauco

A Ocupação Glauco é gratuita e ficará disponível até o próximo dia 21 de agosto, no Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149, Bela Vista/SP – e pode ser visitada de terça a sexta-feira das 9h às 20h e aos sábados, domingos e feriados das 11h às 20h.

Acompanhe o Além do Sofá, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e no Twitter!

Ocupação Glauco Ocupação Glauco Ocupação Glauco Ocupação Glauco Ocupação Glauco

Comentários

facebooktwittergoogle_pluspinterestmail
The following two tabs change content below.
29 anos, libriano, paulista, web designer. Co-fundador do blog Além do Sofá. Se considera geek mas adora viagens e experimentar comidas e bebidas diferentes por onde passa.

Últimos posts de Jefferson Oliveira (ver todos)