Lisboa e arredores (Parte II)

Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail
2+

Continuamos nosso passeio por Fátima, que fica cerca de 130 Km de Lisboa.

Levantamos bem cedo para curtir o dia e aproveitar para conhecer lugares lindos. Seguimos de carro pela auto-estrada A1, muito bem sinalizada, o que tornou a viagem simples e rápida.

Ficamos por lá cerca de 2 horas, o suficiente para conhecer o Santuário de Fátima, grandioso por sinal, considerado um dos maiores centros de peregrinação católica no mundo. Um lugar lindo repleto de paz, fé a agradecimento, é o que se sente e se vê no rosto das pessoas.

SANTUÁRIO DE NOSSA SRA. DE FÁTIMA
Santuário de Nossa Senhora de Fátima
SANTUÁRIO DE NOSSA SRA. DE FÁTIMA 02
Santuário de Nossa Senhora de Fátima

Seja para pagar uma promessa, fazer uma oração, ou por pura curiosidade, vale a pena incluir Fátima no roteiro.

Durante o caminho, paramos para conhecer as Grutas da Moeda, descobertas por acaso em 1971 por caçadores que perseguiam uma raposa. A extensão visitável chega a 350 metros e uma profundidade de 45 metros abaixo da entrada. A temperatura no interior se mantém constantemente em torno dos 18ºC.

GRUTAS DA MOEDA 02
Grutas da Moeda
GRUTAS DA MOEDA
Grutas da Moeda

A visitação é guiada para percorrer as galerias com total segurança. Há também informações de como se forma uma gruta, locais para admirar minerais e fósseis de Portugal e outros países. Não poderia faltar lojas e uma cafeteria!

Seguimos para Batalha, uma pacata cidade conhecida pelo Mosteiro de Santa Maria da Vitória, mais conhecido por Mosteiro da Batalha, uma obra magnífica, classificada como patrimônio mundial pela UNESCO.

Construído no séc. XIV para cumprir uma promessa que D. João I fizera à Virgem, após a vitória sobre os castelhanos na batalha de Aljubarrota em 1385. Tanto a fachada como o interior é deslumbrante, fiquei encantada com tantos detalhes, capricho e grandiosidade. Parada obrigatória!

MOSTEIRO DA BATALHA
Mosteiro da Batalha
MOSTEIRO DA BATALHA 03
Mosteiro da Batalha
MOSTEIRO DA BATALHA 05
Mosteiro da Batalha
MOSTEIRO DA BATALHA 04
Mosteiro da Batalha
MOSTEIRO DA BATALHA 02
Mosteiro da Batalha

Passando para Óbidos, uma charmosa vila medieval cercada por muralhas, um labirinto de ruas pintadas de branco, com detalhes em azul e amarelo. Considerada a jóia da realeza, Óbidos é uma das vilas mais lindas e preservadas de Portugal, está ligada à nobreza desde o séc. XIII, quando o rei D. Dinis se casou com Isabel de Aragão, (a Rainha Santa) e deu de presente à sua esposa a Vila de Óbidos. UAU!

RUAS DE ÓBIDOS 02
Rua de Óbidos
RUAS DE ÓBIDOS
Rua de Óbidos
RUAS DE ÓBIDOS 03
Rua de Óbidos

A principal atração é o Castelo de Óbidos (uma das 7 maravilhas de Portugal) que hoje é uma das pousadas mais luxuosas do país.

castelo pousada
Castelo de Óbidos (pousada)
castelo pousada 02
Castelo de Óbidos (pousada)

Para mim, o ápice da visita foi passear sob as muralhas, um momento mágico de volta ao passado, sem contar a vista que é maravilhosa!

VISTA DAS MURALHAS 02
Muralhas de Óbidos
VISTA DAS MURALHAS 03
Muralhas de Óbidos
VISTA DAS MURALHAS 04
Muralhas de Óbidos
VISTA DAS MURALHAS 05
Muralhas de Óbidos
VISTA DAS MURALHAS 07
Muralhas de Óbidos
VISTA DAS MURALHAS 08
Muralhas de Óbidos
VISTA DAS MURALHAS 09
Muralhas de Óbidos
vista das muralhas 11
Muralhas de Óbidos

Antes de ir embora, não deixe de experimentar a famosa Ginjinha, bebida típica feita a partir da ginja, uma espécie de cereja, que lhe é servida em um copinho de chocolate, delícia!

GINJA DE ÓBIDOS
Ginja de Óbidos
GINJA DE ÓBIDOS 04
Ginjinha num copo de chocolate!! Humm!!

Fizemos uma breve parada em Nazaré uma linda cidade a beira-mar com uma vista deslumbrante de cima do penhasco que pode-se subir de carro ou por um funicular, parte da cidade está acima de uma enorme falésia.

NAZARÉ 02
Avistando Nazaré lá de cima!
NAZARÉ 03
Uma vista deslumbrante de Nazaré!
NAZARÉ
Olha quem apareceu pra foto!

Lá você vai encontrar portuguesas típicas, com roupas tradicionais, as sete saias de Nazaré, que fazem parte da tradição, mito e lendas daquela terra. Diz o povo que representa as sete virtudes, os sete dias da semana, as sete cores do arco-íris, as sete ondas do mar, entre outros.

saias
As sete saias das nazarenas
saias 2
As sete saias das nazarenas

Ondas estas que são famosas pelo mundo, chegando a 30 metros de altura, para o delírio dos surfistas!

ondas gigantes
Que onda! :O

No próximo post, não deixe de acompanhar mais um pouco dos arredores da incrível Lisboa! 😉

Antes de ir, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e no Twitter!

 

Comentários

Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail
The following two tabs change content below.

Patrícia Duarte

34 anos, Virginiana, Formada em Hotelaria e Turismo, curte o bom e velho Rock n' Roll, adora viajar, conhecer culturas diferentes, ama gatos, cristais, e o misticismo que habita na natureza.

Deixe uma resposta